Contratação de terceiros: Você sabe a importância da segurança do trabalho para os trabalhadores terceirizados? Descubra!


A contratação de terceiros é uma ótima forma de garantir eficiência e produtividade na empresa. Afinal, ela permite que você mantenha o foco na atividade-fim da organização, contando com profissionais especializados e capacitados para realizar as outras tarefas. 

Porém, quando se fala em saúde e segurança do trabalho, a situação pode ser um pouco mais complicada. Afinal, você já sabe a importância de prezar pela vida e integridade dos seus colaboradores. Mas como estender essas ações para os terceirizados, incluindo todos os trabalhadores que atuam dentro da organização? 

Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, aproveite e leia agora mesmo o nosso artigo para entender mais sobre a segurança do trabalho para os trabalhadores terceirizados!

Contratação de terceiros
 
Qual a importância de garantir a segurança do trabalho para os trabalhadores terceirizados?
 

Os colaboradores são o recurso mais importantes da sua empresa. Afinal, são eles que efetivamente geram os resultados da organização. 

Dessa forma, prezar pela saúde, segurança e integridade física e mental da equipe é essencial. Além de ser uma obrigação exigida pela legislação, é também um dever ético da empresa. Você lida com vidas e é importante assegurar que elas estejam o mais protegidas possível, de forma a garantir um bom trabalho e o bem-estar do time.

Se isso é válido para os colaboradores contratados diretamente pela sua empresa, também é válido para os terceirizados. Por atuarem dentro da sua organização, é essencial que as ações relacionadas à segurança também sejam estendidas para esse grupo. 

Isso traz uma série de benefícios, tanto para a sua empresa quanto para os trabalhadores. São eles: 

  • Redução no número de acidentes de trabalho;
  • Melhora a satisfação e integração do time, tanto CLT quanto de terceirizados;
  • Melhora o ambiente de trabalho; 
  • Aumenta a produtividade da equipe; 
  • Garante a preservação da saúde, bem-estar e vida de todos os trabalhadores que atuam na organização; 
  • Garante que a sua empresa está em conformidade com o que é exigido pela legislação. 
  
Segurança para todos os envolvidos
 
O que diz a legislação no que se refere à segurança do trabalho para trabalhadores terceirizados?
 

O trabalho terceirizado só foi devidamente regulamentado em 2017, por meio da Lei 13.429/17, também conhecida como Lei da Terceirização. Essa legislação traz alguns elementos importantes no que diz respeito à saúde e segurança do trabalho em relação a esse tipo de contratação. 

A legislação deixa claro que é responsabilidade da empresa contratante a garantia de segurança, higiene e salubridade a todos os colaboradores que atuam no local de trabalho, o que inclui os terceirizados. Porém, a aquisição de equipamentos de segurança e realização de exames ocupacionais são de responsabilidade da empresa contratada, ou seja, a prestadora de serviços. 

O papel da sua empresa, nesse caso, é o de fiscalizar a empresa contratada para que ela forneça todas as condições e equipamentos necessários para que os trabalhadores atuem com segurança dentro da sua organização. Além disso, segundo a NR nº7, você também tem a responsabilidade de informar os riscos ocupacionais e procedimentos necessários para que os trabalhadores atuem com segurança. 

Vale lembrar que a empresa contratante assume responsabilidade subsidiária sobre os trabalhadores. Isso significa que, caso a prestadora de serviços não seja capaz de arcar com todas as obrigações, a sua empresa pode ser acionada judicialmente a responder por essas irregularidades. Portanto, vale ficar atento às condições da empresa contratada, assim como realizar fiscalizações constantes de forma a garantir que ela esteja dentro do que é exigido por lei. 

 

 
Boas práticas para garantir a segurança do trabalho para os trabalhadores terceirizados  

Agora que você já sabe da importância de realizar uma boa gestão de segurança do trabalho, tanto para a sua equipe quanto para os terceirizados, descubra quais são as melhores práticas nesse aspecto e comece, agora mesmo, a implementá-las na empresa:

Boas praticas de segurança

Faça um diagnóstico de riscos

O primeiro passo para garantir a segurança dos trabalhadores terceirizados é ter clareza sobre todos os riscos aos quais eles estão submetidos. Isso porque é esse diagnóstico que irá embasar as atividades de proteção e prevenção para esses colaboradores.

Portanto, faça um levantamento de todos os riscos e formas de prevenção de cada um deles. A partir disso, envie o relatório para a empresa contratada e exija que os equipamentos de proteção sejam fornecidos.

 

Invista em treinamentos

A sua equipe passa por treinamentos relacionados à saúde e segurança do trabalho, não é mesmo? Isso também é necessário quando se fala do trabalho dos terceirizados.

Portanto, estenda esses treinamentos também para esses trabalhadores. Forneça todas as instruções necessárias e explique as normas e procedimentos que devem ser adotados no que se refere à segurança dentro da empresa, garantindo que eles saberão o que fazer e como atuar para garantir a própria segurança.

 

Fiscalize a qualidade dos EPIs fornecidos

Você adquire EPIs de qualidade para os seus funcionários e essa preocupação deve ser estendida também para aqueles que são terceirizados.

Apesar da responsabilidade de adquirir os EPIs não ser da sua empresa, e sim da contratada, é essencial que você realize auditorias constantes. Garanta que todos os equipamentos necessários estão sendo fornecidos. Também preze pela qualidade de cada um deles, conferindo o selo de fabricação, prazo de validade e condições de cada um.

Caso encontre irregularidades, converse com a prestadora de serviços. Exija equipamentos de qualidade e, caso o problema não seja solucionado, busque outra empresa terceirizada para realizar as atividades.

 

Invista em uma boa gestão do time

Os trabalhadores terceirizados atuam dentro da sua empresa e, dessa forma, é essencial que você também invista em uma boa gestão desse time. Isso exige que você faça um controle sobre o trabalho e a documentação desses trabalhadores, mas também dos elementos relacionados à segurança.

Portanto, tenha um processo eficiente de gestão da equipe. Estenda os cuidados relacionados à gestão da saúde e segurança de trabalho também para os terceirizados, de forma a garantir que todos os profissionais que atuam na sua empresa estejam seguros.

Como você pode perceber, segurança do trabalho é um tópico extremamente importante para garantir o bem-estar e a saúde dos colaboradores. Isso deve ser estendido para todos aqueles que trabalham na sua empresa, incluindo os terceirizados. Afinal, estamos falando de vidas e todas são importantes, independente de para qual empresa cada um dos trabalhadores trabalhe. Portanto, aproveite as nossas dicas e comece, agora mesmo, a implementar essas boas práticas na sua empresa!

 

 
 
 
 


 

 

Allan Nascimento 

Engenheiro Químico, MBA em Gestão de Projetos e é certificado PMP.

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