Como você escolhe uma empresa terceirizada? Como é conduzido o trabalho dessa organização dentro da sua empresa? Esse processo está estruturado?
O gerenciamento de fornecedores é um processo que vem ganhando cada vez mais destaque. Afinal, ele é parte estratégica do crescimento e desenvolvimento de um negócio, impactando em todas as atividades realizadas na empresa.
Leia o artigo e entenda mais sobre como funciona esse processo e os impactos que uma boa gestão de fornecedores pode trazer para a sua empresa!
A gestão de fornecedores é um processo que envolve todas as etapas do seu relacionamento com as empresas terceirizadas. Ela abrange desde a pesquisa e seleção dos fornecedores até o fim do contrato.
Uma boa gestão de fornecedores começa no momento em que você está buscando um prestador de serviços para a sua empresa. Nesse processo, além de considerar a qualidade do serviço a ser realizado, assim como o preço e o orçamento disponível, também é importante que você verifique o cumprimento com as obrigações legais por parte da terceirizada. Tudo isso faz parte do gerenciamento de fornecedores.
Mas a gestão não termina quando o contrato é assinado. Ela continua ao longo de toda a relação que você estabelece com a empresa terceirizada. É necessário verificar a qualidade do serviço ao longo do tempo, assim como a garantia do cumprimento de todas as obrigações estabelecidas por ambas as partes enquanto durar o contrato.
Mesmo quando o processo é finalizado, a gestão de fornecedores ainda tem um papel fundamental. Nesse momento, é importante que o desligamento seja realizado de forma tranquila e dentro do que foi estabelecido anteriormente, mantendo a boa relação com o fornecedor.
Agora que você já sabe como funciona o processo de gerenciamento de fornecedores, é hora de entender a importância dele na sua empresa. Afinal, o trabalho realizado pelo fornecedor não impacta apenas o processo no qual ele atua, mas todo o funcionamento da organização.
Uma gestão de fornecedores eficiente permite que você crie um bom relacionamento com as prestadoras de serviço da sua empresa. O diálogo fica mais fluido e claro, além de ser possível solucionar os problemas de forma rápida e tranquila.
Além disso, uma boa gestão de fornecedores também permite melhor integração dos trabalhadores terceirizados à sua empresa como um todo. Eles sabem quais são as atividades que devem ser realizadas e o padrão de qualidade exigido, o que aumenta as chances de que gerem os resultados esperados e, inclusive, se sintam mais motivados e seguros para realizar as atividades dentro da empresa.
Vale lembrar que a boa gestão de fornecedores também garante a segurança jurídica da sua empresa. Como você já sabe, a sua empresa é responsável subsidiária pelos processos respondidos pela prestadora de serviços. Dessa forma, a boa gestão ainda permite que você garanta a contratação de empresas responsáveis, que cumprem com todos os requisitos legais exigidos.
Como você já percebeu, a gestão de fornecedores pode impactar diversos aspectos do funcionamento da sua empresa, direta ou indiretamente. Veja agora quais são os principais impactos que você pode observar na sua empresa quando implementa um gerenciamento de fornecedores de qualidade:
Cumprimento do lead time de entrega
O lead time de entrega é o conceito que se refere ao tempo que o serviço ou produto demora para chegar até o cliente. Quanto mais eficientes forem os processos internos da sua empresa, menor é o lead time de entrega.
Os prestadores de serviço fazem parte dos processos internos da organização e, dessa forma, também devem atingir os níveis de qualidade e eficiência da empresa como um todo. Quando você investe em uma gestão de fornecedores de qualidade, é capaz de garantir esse elemento, permitindo o cumprimento com o lead time de entrega da sua empresa.
Melhora a qualidade dos produtos ou serviços
Os fornecedores impactam o lead time dos seus produtos ou serviços, mas também têm influência na qualidade do que chega até o cliente. Mesmo que eles não estejam ligados diretamente à atividade fim da empresa, a forma como atuam dentro da organização irá influenciar na qualidade final dos seus produtos.
Dessa forma, ao investir em um processo eficiente de gestão de fornecedores, você garante a qualidade das atividades realizadas, tanto pelos trabalhadores terceirizados quanto por aqueles que foram contratados diretamente pela sua empresa.
Abre portas para um crescimento sólido da empresa
Você quer que a sua empresa cresça e se desenvolva ao longo do tempo, não é mesmo? Mas, isso não deve ser realizado de qualquer forma. É essencial que esse processo esteja ancorado em bases sólidas, com processos estruturados e garantia de todas as obrigações legais da empresa para que o crescimento não se torne um risco à saúde e manutenção do negócio.
O gerenciamento de fornecedores também pode ser um grande aliado neste aspecto. Afinal, os terceirizados fazem parte da estratégia de crescimento e expansão da empresa. Quando essa atividade é realizada de forma correta e cuidadosa, você garante que o aumento da mão de obra e das atividades realizadas dentro da sua empresa não implica em perda de qualidade dos serviços e produtos gerados. Você define bases sólidas para a empresa e, com isso, pode crescer de maneira saudável.
Psicóloga, mestranda em psicologia social, com experiência em gestão de RH, saúde e segurança do trabalho.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analíticos". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
viewed_cookie_policy | 11 months | O viewed_cookie_policy é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 2 anos | O cookie _ga, instalado pelo Google Analytics, calcula os dados do visitante, da sessão e da campanha e também acompanha o uso do site para o relatório de análise do site. O cookie armazena informações anonimamente e atribui um número gerado aleatoriamente para reconhecer visitantes únicos. |
_gat_UA-198864026-1 | 1 minuto | Uma variação do cookie _gat definido pelo Google Analytics e pelo Google Tag Manager para permitir que os proprietários de sites rastreiem o comportamento do visitante e meçam o desempenho do site. O elemento padrão no nome contém o número de identidade exclusivo da conta ou site ao qual está relacionado. |
_gcl_au | 3 meses | Fornecido pelo Google Tag Manager para experimentar a eficiência da publicidade de sites usando seus serviços. |
_gid | 1 dia | Instalado pelo Google Analytics, o cookie _gid armazena informações sobre como os visitantes usam um site, além de criar um relatório de análise do desempenho do site. Alguns dos dados coletados incluem o número de visitantes, sua fonte e as páginas que eles visitam anonimamente. |