No mês de maio é promovida, internacionalmente, uma campanha para conscientização sobre a importância da segurança no trânsito. Ela é chamada de Maio Amarelo e conta com o engajamento de governos de diversos países, assim como organizações da sociedade civil.
Mas, você sabe como incentivar as práticas seguras dentro da sua empresa? Já pensou em como promover o Maio Amarelo, principalmente entre os trabalhadores que atuam diretamente nesse contextos — como motoristas e caminhoneiros? Se não, esse é o momento de se informar sobre o assunto.
Leia o artigo e descubra como promover a segurança do trânsito com a campanha do Maio Amarelo.
O Maio Amarelo é uma campanha mundial de conscientização que tem como objetivo promover atitudes seguras no trânsito, tanto para motoristas quanto para pedestres. Todos os anos, ele ocorre em diversos países, reunindo governos e organizações da sociedade para promover um trânsito mais seguro e evitar acidentes e mortes nesse contexto.
Essa campanha surgiu em 2011 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que, em maio deste ano, decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se torna referência, tanto para campanhas de conscientização com a população, quanto para a revisão dos números e monitoramento de indicadores relacionados aos acidentes de trânsito.
Todos os anos é determinado um tema norteador para a campanha, indicando qual o foco da conscientização. Em 2022 o tema é “Juntos salvamos vidas”, evidenciando que, ao adotar práticas seguras no trânsito, as pessoas são capazes de atuar como promotores da vida.
O Maio Amarelo é uma campanha que exige a parceria entre o governo e a sociedade civil. Dessa forma, a sua empresa também tem um papel importante na conscientização da sociedade. E você pode começar a partir dos seus colaboradores.
Os trabalhadores estão inseridos nesse contexto, seja como motoristas ou pedestres. Dentro da empresa, é possível despertar a consciência acerca do papel de cada um na promoção da segurança no trânsito, preparando materiais e atividades, como rodas de discussão, nas quais vocês possam refletir sobre as atitudes que cada um deve adotar para contribuir com a proteção da vida de todos.
Mas, além da conscientização dos trabalhadores enquanto cidadãos, a sua empresa tem uma responsabilidade ainda maior quando se fala em motoristas contratados. E isso inclui aqueles que possuem contrato CLT e os que prestam serviços para a empresa, sejam eles caminhoneiros ou entregadores.
Esses trabalhadores estão inseridos diretamente nesse contexto, vivenciando diversas situações nas quais precisam tomar decisões importantes no trânsito. Manter um diálogo próximo com esse grupo acerca da importância de atitudes seguras para a proteção da própria vida e dos que estão ao redor é, portanto, essencial para a redução de acidentes.
A conscientização dos trabalhadores é um processo extremamente importante para promover o Maio Amarelo na empresa. Afinal, esse é o momento no qual todos podem parar para refletir sobre as suas responsabilidades em relação ao trânsito seguro, assim como se questionar sobre as atitudes do dia a dia e como melhorá-las.
Porém, o cuidado precisa ir além da conscientização, envolvendo práticas e estratégias que efetivamente promovam a segurança dos trabalhadores, principalmente quando se fala naqueles que atuam diretamente nesse contexto.
Sejam eles contratados CLT ou terceirizados, motoristas de caminhão ou entregadores, a sua empresa possui responsabilidade legal e ética em relação à segurança deles no trânsito. Altas demandas, jornadas longas, pressão devido a prazos apertados e outras práticas desse tipo podem colocar a vida dos trabalhadores em risco.
Além de prejudicar a saúde mental dessa categoria profissional, que já precisa lidar com todas as dificuldades do trânsito das cidades e estradas, quando a organização do trabalho não é saudável, tudo isso é potencializado. Os trabalhadores podem se submeter a situações de risco para lidar com a demanda ou cumprir os prazos apertados que foram estabelecidos, arriscando a própria vida e a dos que estão ao redor.
Por ser a categoria diretamente afetada pelas campanhas do Maio Amarelo, é essencial que a empresa adote boas práticas para promover a segurança no trânsito entre os motoristas, tanto os caminhoneiros quanto entregadores. Isso envolve uma série de estratégias, sendo que algumas delas são:
Pode ser que a sua empresa contrate caminhoneiros, motoristas e entregadores terceirizados. Dessa forma, você nem sempre tem total controle sobre a jornada de trabalho, condições dos veículos e outros elementos relacionados às condições de trabalho. Nesse contexto, como colocar em prática a campanha do Maio Amarelo?
Quando se fala em terceirizados, é importante lembrar que a sua empresa também assume o compromisso de garantir o trabalho seguro para esses profissionais. Dessa forma, eles precisam ser incluídos na campanha de conscientização acerca da segurança no trânsito e nas políticas de cuidado com saúde do trabalho.
Dessa forma, estenda a campanha e as boas práticas também para esses trabalhadores. Convide-os para participar das atividades e converse sobre melhorias que podem ser implementadas. De acordo com o feedback coletado, mude as políticas da empresa de forma a garantir um trabalho saudável e seguro.
Caso não seja possível modificar a organização do trabalho, jornada e horas de descanso desses profissionais, verifique quais são as políticas e práticas da prestadora de serviço em relação a esses elementos. Se perceber que ela não cumpre a legislação ou que, mesmo que cumpra, ainda coloca os motoristas em situações de risco, busque por outros fornecedores. Com isso, você garante que a sua empresa só estabeleça contratos com organizações conscientes sobre as suas responsabilidades.
Com esse artigo, você pode perceber que a sua empresa possui papel importante na promoção de campanhas de conscientização. No caso do Maio Amarelo, isso pode ser ainda mais evidente, principalmente se você contar com motoristas e caminhoneiros como parte da empresa. Portanto, aproveite as dicas e comece, agora mesmo, a promover essas boas práticas dentro da organização.
Psicóloga, mestranda em psicologia social, com experiência em gestão de RH, saúde e segurança do trabalho.
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